12 de Agosto de 2000


"Espaço 1999" celebra 25 anos

A popular série de ficção científica vai reunir fãs, técnicos e actores em Setembro, num hotel de Nova Iorque


Nuno Galopim

Direitos reservados
ÍCONES. As pequenas naves de transporte "Eagle" eram a imagem mais forte das criações-miniatura de Gerry Anderson, nos episódios de "Espaço 1999"

Há 25 anos, sob a visão futurista de Gerry Anderson, o "pai" de Stingary e dos Thunderbirds, nascia a história de uma base lunar edificada na face escura da Lua, catapultada para longe da órbita da Terra (juntamente com o pequeno satélite natural, é claro), por uma série de acidentes nucleares. Este era o ponto de partida para Espaço 1999, série que marcou a história televisiva da ficção científica, numa co-produção europeia que herdava então as ideias e truques ensaiadas por Gene Roddenberry no Star Trek americano de finais de 60.

Fenómeno televisivo em solo europeu (e Portugal não falhou a regra, sendo hoje tesouro querido entre muitos trintões a caderneta dos cromos que, então crianças, muitos coleccionaram), Espaço 1999 esteve por um fio à beira de se transformar num filme, precisamente no ano passado. O projecto caiu por terra, mas a memória da série não desapareceu, sendo um domínio de agitação viva na Internet, onde um web ring e uma multidão de sites (alguns portugueses!) asseguram vida virtual à série produzida entre 1975 e 77.

Em ano de soprar 25 velas, Espaço 1999 motiva uma convenção especial em Nova Iorque, prometendo reunir no Crowne Plazza Hotel, em Manhattan, actores, técnicos e fãs da série entre os dias 1 e 3 de Setembro. A convenção, num formato frequente em solo americano, onde regularmente os fãs de tudo e mais alguma coisa se encontram assim com os seus ídolos, promete contudo um cardápio especial este ano. Em vez dos actores secundários da praxe, ao celebrar os 25 anos, protagonistas como Martin Landau, (Comandante Koenig), Catherune Schell (Maya), Nick Tate (Alan Carter) ou Zienia Merton (Sandra Benes) estão entre os muitos que já confirmaram a presença. Com eles estarão elementos das equipas técnicas, desde as que asseguravam os efeitos especiais, às que garantiam a escrita dos scripts semanais.

O programa das festas da convenção prevê, além das habituais sessões de autógrafos e de festas, uma série de comunicações e painéis de debate. As questões a abordar essas vão desde as mais tolas manias de fãs (como analisar ao milímetro as diferenças entre as duas épocas de episódios), as abordagens técnicas e científicas das formas e conteúdos de que eram feitos os episódios. Uma série de workshops centrados nas áreas da literatura de ficção científica serão assegurados pelos argumentistas da série. Os actores recordarão as suas experiências. Os técnicos de efeitos especiais revelarão as habilidades desses dias pioneiros. Na convenção será exibido o filme Message from Moonbase Aplha, de 1999, que lançou a ideia de um regresso à produção de episódios em 1999, o que acabou por não acontecer.


Edição em DVD está prevista

Na alvorada da década de 90, perante o surto de entusiasmo consumista do mercado de vídeo, a BBC Video, numa operação conjunta com a Carton Video, editou a integral dos episódios de Espaço 1999. Juntando aos episódios uma versão longa do "piloto" Alien Attack, nunca exibida na televisão.

Hoje, num momento em que a DVD se assume com cada vez maior protagonismo nos domínios do cinema em casa, a Carlton Video já anunciou a edição em DVD de todo o espólio Espaço 1999. As cassetes vídeo estão descatalogadas desde que se falou da possível venda de direitos à Universal para a realização de um filme baseado na série, em 1999, que acabou por não ser realidade. E, entretanto, já perdeu a sua oportunidade.